Crianças Lendo Biblioteca

Tem criança na Biblioteca?

Em tempos onde o acesso à informação é descomplicado e praticamente ilimitado, o público infantil se defronta com milhares de opções coloridas e visualmente atrativas diante das telasimagem-4 da TV, tablets ou smartphones.

Até onde toda essa facilidade tecnológica nos levará em termos de conhecimento realmente adquirido? O que vemos é uma avalanche informacional de conteúdos tantas vezes inapropriados para a idade dos pequenos, nos fazendo antecipar “certos assuntos” dos quais nem estávamos preparados ainda para lidar como pais. Tentando não ser generalista, mas o que observamos, em sua maioria, são informações superficiais, não sendo fonte inspiradora para a criança desenvolver seu próprio universo imaginativo.

Em contrapartida a isso, temos o universo da BIBLIOTECA. Aquele silêncio mágico, onde se encimagem-2ontra plena liberdade de estar onde quiser, em uma época qualquer ou num mundo em particular. A leitura transporta o corpo e transborda a mente.

Agora, como convencer os pequenos a deixar de lado as opções visuais e coloca-los em posição de indivíduo pensante, criando sua própria história e aperfeiçoando sua imaginação?

 

Tornando a biblioteca um ambiente atrativo

Questionando meus filhos (de 10 e 7 anos) sobre como veem ou se sentem no ambiente da biblioteca, fui surpreendida com as respostas “preguiça e não dá muita vontade de estar lá”. Quando perguntei sobre o que seria necessário para atraí-los à biblioteca, basicamente as respostas foram piscina, tobogã, cama elástica, ou seja, atrativos paralelos que remetem à diversão, a um ambiente divertido.

imagem-1

Mobiliário KIDS Metalpox

Em resposta a essa questão e tendo como fonte de inspiração os desejos e necessidades dos usuários e colaboradores de bibliotecas, a Metalpox, focada no desenvolvimento de soluções para bibliotecas e ambientes afins, oferece inúmeros benefícios e sugestões para dinamizar esse estimado ambiente. Abaixo, segue alguns deles:

  • Proporcionar um ambiente inovador, versátil, com coloridos agradáveis, moldando projetos personalizados e sugerindo espaços atraentes e divertidos às crianças;
  • Alta capacidade de armazenamento de acervo bibliográfico, em média 45 livros por prateleira, promovendo otimização do espaço para melhor aproveitamento do mesmo. Por garantir grande acervo em espaço físico reduzido, possibilita-se a inclusão de brinquedos e elementos diferenciados para transformar a biblioteca em um lugar único, criando um vínculo do aprendizado e leitura com a agradável sensação de diversão;
  • Segurança tanto ao acervo como aos pequenos usuários: a Metalpox garante estabilidade superior através de diversos laudos de ensaios técnicos emitidos por laboratórios acreditados pelo Inmetro, assegurando que seu mobiliário não sucumbe e nem pode ser acometido pelo “Efeito Dominó”. Ainda visando a segurança de seus usuários, os mobiliários não possuem cantos ou arestas vivas, as laterais são arredondadas, evitando danos em caso de acidentes como quedas próximas às estantes.
  • Em sua grande e quase total maioria, as tintas utilizadas na pintura dos produtos Metalpox são livres de chumbo. Tal componente, já comprovado cientificamente, expõe os usuários a riscos de sérias doenças, até como o câncer.

O estímulo à leitura e à apreciação do espaço da biblioteca precisa ser estratégico e de longo prazo, com iniciativas que tratem com seriedade e um toque de imaginação a continuidade da existência das tradicionais bibliotecas, estando alinhadas às geringonças tecnológicas atuais, para que, de forma conjunta e racional, possamos ser agentes incentivadores de uma sociedade, desde tenra idade, com capacidade intelectual apta a moldar seu próprio futuro e auxiliar os demais ao seu redor.

Metalpox: Despertando uma genuína e individual experiência com o saber!

Por Jaqueline Martarello

Analista de Comércio Exterior Metalpox

Se você também deseja colaborar com nosso Blog e expor seus artigos, ideias e sugestões, saiba mais aqui.

Veja mais sobre nossas linhas de produtos aqui. E para mais informações se cadastre aqui.cropped-banner_01

Não se vá...

Receba nossas
novidades.

Inscreva-se!

Inscrever
Não enviamos SPAM!